segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EUA, Israel e os inimigos dos meus inimigos!!

“O inimigo de meu inimigo é meu amigo”. Talvez nunca tenha ouvido falar dessa máxima antes, mas ela traduz uma de nossas formas de pensar e agir, e não raramente nos leva ao arrependimento. Por outro lado, o amigo de nosso inimigo será meu inimigo, principalmente se brigam com o inimigo do meu inimigo. São tratamentos que dispensamos quando há algum conflito, mas quando o mesmo acaba, devemos rever imediatamente essa posição ou corremos o risco de termos um inimigo ainda pior que o anterior!!!


Nas escolas, a primeira grande lição sobre o mundo é que os EUA são maus, ruins, oportunistas, dominadores, financiadores de governos sanguinários, saqueadores, aliás, são ricos porque saquearem outros povos. Simples assim. E fazem isso porque são capitalistas, pra variar. Enfim, não há povo mais detestável que os americanos. Cá fico imaginando a adrenalina inundando as veias abertas dos nossos estudantes e adultos ao verem a nave alienígena destruindo a Casa Branca em Independence Day!!!

Amalgamando os dois parágrafos, começamos a entender porque tanta gente gosta de Mahmoud Ahmadinejad, choram pela morte de Kim Jong Il, e declaram seu amor por Fidel Castro (os inimigos de nossos inimigos). Isso que ignoram o fato de que Fidel e Che pretendiam jogar umas ogivinhas nucleares nos EUA. Soubessem disso, teriam um orgasmo anal por esses dois nêmeses de nosso maior inimigo. “Hiroshima e Nagasaki estariam vingadas”, diriam.

Claro, ninguém está livre de cometer tal erro. E quem já o cometeu? O próprio EUA. A CIA forneceu armas e treinamento para que rebeldes afegães expulsassem os soviéticos de seu país nos anos 80. Enfim, deram uma força para o inimigo do inimigo deles. A gratidão veio anos depois, em dois aviões pousando no interior do World Trader Center. De fato, como disseram na época, eles colheram o que plantaram!!!

E quem seria o atual amigo do meu inimigo que briga com o inimigo do meu inimigo, e que por isso é meu inimigo? Israel, é claro, os “dominadores”, os “tiranos”, que “expulsaram” os pobres palestinos de seu território. Cá fico imaginando como seria a história que nos é contada se Israel fosse inimigo dos EUA e os muçulmanos, aliados desse. Simplesmente esfregariam o Setembro Negro nas nossas caras, com suas devídas reedições, é claro, ao invés de omiti-lo, como fazem hoje!!!

Como sou um daqueles otimistas que joga o Jogo do Contente com meus amigos que também são amigos dos meus inimigos só para sacaneá-los, acredito que um dia aprenderemos a lição do distante primeiro parágrafo. Tomara, antes que seja ainda mais tarde!!!



Nenhum comentário: