quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sobre o Embargo!!!

 


Fidelito em seu abrigo da Adidas. Artigo fabricado por uma empresa privada e longe de Cuba
  
Vez ou outra costumo ouvir dos nossos 90% algumas curiosidades bem curiosas. Uma delas é sobre o embargo comercial dos EUA a Cuba. Não querendo discutir sua causa, mas sobre “verdades” que costumam ser espalhadas pelos polinizadores vermelhos. Uma delas seria que o tal embargo impede Cuba de negociar não só com os EUA, mas com o mundo todo, ou por grande parte dele. Quem fala isso diz que conhece Cuba, certamente pelo turismo àquele país, furando o terrível bloqueio!!!


Bem, aqui estão os números sobre as exportações (Oh sim, exportações!!!) de Cuba:


Mas Cuba é auto-suficiente, certo??? Com ou sem embargo ela não precisa  de produtos estrangeiros...ou precisa??? E se precisa, alguém impede ela de importar???
http://www.intracen.org/appli1/TradeCom/TP_IP_CI.aspx?RP=192&YR=2008



Mas e nos anos anteriores, como era??? O Comércio Mundial por Países 1990-2009, do Ministério do Desenvolvimento nos mostra algo a respeito:
http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1486&refr=608


E com o Brasil, como era??? Com exceção do período militar, o Brasil negocia libremente com Cuba ("libremente", "Cuba", entendeu o trocadilho???):



Fonte: MDICE


Minha humilde opinião: sou totalmente contra o embargo comercial a Cuba. Afinal, Cuba e sua população necessita desesperadamente fazer negócios com os EUA, assim como faz a Venezuela, apesar das bravatas de seu governante a respeito dos EUA, mas vou deixar a Venezuela para a próxima!!!

Nenhum comentário: